Série: Embrapa Informática Agropecuária. Documentos, 119
ISSN: 16749274
Edição: 2011
Thiago T. Santos
[pt-BR] A digitalização de um objeto pode ser entendida como a construção de um modelo composto por um conjunto discreto de amostras, permitindo o armazenamento e o processamento desse objeto por um computador. O presente trabalho trata da digitalização das características macroscópicas de plantas, sua estrutura e geometria. Diversas análises científicas, entre elas os estudos de correlação fenótipo–genótipo em larga escala, demandam que um grande número de espécimes vegetais seja digitalizado rapidamente. Trata-se portanto de um desafio, já que as técnicas atuais de digitalização de plantas envolvem procedimentos manuais lentos e trabalhosos.
Este trabalho apresenta algumas alternativas para digitalização de plantas, encontradas na literatura recente, que empregam diferentes técnicas de imageamento para obter, de forma automática ou semiautomática, modelos tridimensionais de plantas. Também são apresentadas técnicas de construção de modelos 3D utilizadas em outros domínios que podem ser a base para novos avanços em digitalização de plantas.
Sistemas de digitalização de plantas por imagem, empregando modernas técnicas de reconstrução por visão computacional, podem se tornar uma alternativa eficiente, barata, não-invasiva e não-destrutiva para a produção de um grande volume de dados para análise de fenótipos, modelagem e simulação do desenvolvimento de cultivares. Este trabalho busca apontar alternativas para a construção de tais sistemas.